A partir de 2025, entrou em vigor o reajuste na cobrança da taxa de preservação ambiental em Ubatuba, localizada no Litoral Norte de São Paulo. O aumento, de 5,59%, foi oficializado por meio de um decreto publicado no final do ano passado.
Confira os novos valores da taxa ambiental para 2025:
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, os recursos arrecadados com a taxa são destinados à preservação das praias, da Mata Atlântica e da biodiversidade local, além de iniciativas voltadas à recuperação de rios e orlas.
A cobrança foi implementada em fevereiro de 2023 com o intuito de mitigar os impactos causados pelo fluxo de turistas e visitantes na cidade, contribuindo para a limpeza e conservação do município tanto para os moradores quanto para os turistas.
Existem condições que garantem isenção do pagamento da taxa, como para veículos que permanecem na cidade por menos de quatro horas. Além disso, veículos com placas de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Paraty, São Luiz do Paraitinga, Cunha e Natividade da Serra também estão isentos. As condições completas de isenção estão disponíveis no site da prefeitura.
Para realizar a cobrança, foram instalados equipamentos semelhantes a radares, que funcionam como um sistema eletrônico de leitura de placas, registrando os veículos que entram na cidade. Não há pedágios nem filas para o pagamento da taxa ambiental.
Atualmente, o pagamento pode ser feito de quatro maneiras:
Mín. 12° Máx. 21°