O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém, na manhã desta segunda-feira (3), o alerta para risco de deslizamentos de terra e alagamentos em pelo menos sete cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
O alerta segue ativo devido às chuvas persistentes em Aparecida, Atibaia, Campos do Jordão, Ilhabela, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba. Em todas essas cidades, o nível do alerta é moderado.
Após um fim de semana de tempo instável, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, no domingo (2), o alerta para novas tempestades e ventos fortes em toda a região do Vale do Paraíba.
A previsão indica que o alerta permanecerá vigente pelo menos até a noite desta segunda-feira (3), podendo ser prorrogado caso haja risco de chuvas intensas.
O aviso meteorológico teve início na última quinta-feira (30), em razão da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a região. Durante esse período, há possibilidade de acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos fortes variando entre 60 e 100 km/h.
As 46 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina foram classificadas com nível de risco laranja, que indica perigo moderado.
???? Amarelo: perigo potencial
???? Laranja: perigo
???? Vermelho: grande perigo
✅ Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
✅ Fique atento a sinais de instabilidade em encostas.
✅ Permaneça em local seguro.
✅ Em caso de inundações, proteja seus pertences com sacos plásticos.
Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Mín. 12° Máx. 21°