O último fim de semana do verão será marcado por mudanças bruscas no tempo na região do Vale do Paraíba. A previsão indica queda nas temperaturas e pancadas de chuva fortes, começando já nesta sexta-feira (14), que amanheceu mais nublada do que os últimos dias.
De acordo com o Tenente Maxwell de Souza, porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, as chuvas mais intensas devem ocorrer a partir das 15h. “Durante o dia, as temperaturas variam entre 26ºC e 28ºC, aquecendo a atmosfera. No período da tarde, a umidade da Amazônia entra em cena, gerando instabilidades que provocam chuvas, podendo vir acompanhadas de ventos fortes e raios”, explica.
O tempo instável é resultado da combinação de diferentes fatores meteorológicos. Além da umidade amazônica, que se intensifica com o calor, uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Sul do Brasil e a presença de um cavado atmosférico influenciam diretamente o clima na região.
Os cavados são correntes de vento em altitude que favorecem a formação de nuvens de tempestade e já estavam ativos desde quinta-feira (13). Essa condição, inclusive, dificultou a observação do eclipse ‘Lua de Sangue’ para moradores da região.
Diante desse cenário, tanto a Defesa Civil quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para o risco de temporais no fim de semana, abrangendo toda a região do Vale do Paraíba. Além das chuvas intensas, há previsão de ventos fortes e descargas elétricas.
Para evitar riscos durante os temporais, a Defesa Civil orienta a população a buscar locais seguros e protegidos.
“O ideal é permanecer dentro de imóveis e evitar áreas abertas. Caso esteja em uma região baixa, procure um ponto mais elevado, pois a água da chuva tende a se acumular nos locais mais baixos, aumentando o risco de alagamentos”, alerta o Tenente Maxwell.
Além das tempestades, a chegada da frente fria também impactará as temperaturas. Após uma semana com máximas na casa dos 30ºC, os termômetros devem registrar no máximo 28ºC no sábado (15) e domingo (16).
Mín. 9° Máx. 25°