As bibliotecas das escolas participantes também serão contempladas com exemplares do livro
O Menino e o Balão, que ficarão disponíveis para empréstimo pelos alunos, incentivando a leitura contínua mesmo após a ação. Todas as atividades do projeto são totalmente gratuitas e acessíveis a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático à cultura.
O projeto
O Menino e o Balão é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio da Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic. A produção é da AH7 Gestão Cultural, com apoio da Full House Produções Culturais.
“O objetivo é estimular a leitura desde cedo, pois é uma ferramenta poderosa de transformação social, que desenvolve habilidades socioemocionais e amplia horizontes”, destaca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural. O projeto também aposta no poder da leitura como ferramenta de inclusão, oferecendo oportunidades de desenvolvimento cognitivo e emocional a crianças que muitas vezes têm acesso restrito ao universo literário.
Segundo os organizadores, ao incentivar desde cedo o contato com a literatura brasileira e destacar autores nacionais, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural e para o reconhecimento do patrimônio literário do país. Além de estimular o hábito da leitura, a iniciativa também pode inspirar o surgimento de novos escritores entre as crianças participantes.
***
ServiçoProjeto O menino e o BalãoCidade: Jacareí
Quando: 21 de maio, às 10h e às 13h
Onde: EMEIF Professora Adélia Pereira Braz Rossi (avenida Rômulo Rossi, 679, bairro Santo Antônio da Boa Vista)
Cidade: São José dos Campos
Quando: 22 de maio, às 10h e às 13h
Onde: EMEI Benedito Carvalho dos Santos (avenida Senador Teotônio Vilela, 900, Centro)
Cidade: Taubaté
Quando: 23 de maio, às 10h e às 13h
Onde:
EMEI Vereador Eleozippo Silveira Pinto (rua Heliópolis, 1.401, Parque Urupês)
Realização: Ministério da Cultura (Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac)
Patrocínio: Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic
Produção: AH7 Gestão Cultural
Apoio: Full House Produções Culturais
***
Sobre a Freudenberg Filtration Technologies:
A Freudenberg Filtration Technologies é um fornecedor para indústria automotiva, de consumo e industrial com produtos tecnicamente de ponta com soluções, sistemas e serviços em filtragem de ar e líquidos. Como parte do Grupo Freudenberg com mais de 40.000 funcionários em todo o mundo, nossas atividades comerciais são guiadas por fortes valores corporat ivos e padrões excepcionais de qualidade e atendimento.
Sobre a Freudenberg Performance Materials: A Freudenberg Performance Materials é um fornecedor líder global de tecidos técnicos inovadores para uma ampla gama de mercados e aplicações, como vestuário e calçados, construção, engenharia civil, energia, meios filtrantes, saúde, produtos para o lar e decoração, indústria e manufatura, mobilidade e transporte, bem como têxteis técnicos revestidos. Em 2024, a empresa gerou vendas de mais de € 1,4 bilhão, com 35 locais de produção, em 14 paíse s ao redor do mundo e com de mais de 5.000 colaboradores. A Freudenberg Performance Materials destaca a grande importância da responsabilidade social e ecológica para base do sucesso de seus negócios. Para obter mais informações, visite:
www.freudenberg-pm.comSobre Klüber Lubrication:
A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipament os para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento. Presente no Brasil há mais de 50 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa possui unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.
Sobre a Vibracoustic:
A Vibracoustic é líder global em soluções automotivas de NVH (ruído, vibração e aspereza), fornecendo soluções personalizadas que aumentam o conforto e apoiam a eficiência, segurança e durabilidade. Com cerca de 12.000 funcionários em 40 locais de produção e engenharia de 17 países, a Vibracoustic atende todos os principais fabricantes de automóveis e está focada em apoiar as comunidades onde vivemos e trabalhamos.& lt; /span>
Sobre o Grupo Freudenberg: A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, c omponentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível.
Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Para obter mais informações, visite:
www.freudenberg.com Sobre a AH7 Gestão Cultural:
A AH7 Gestão Cultural atua na democratização do acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.
Sobre a Full House Produções Culturais:
Fundada em 2020 com o propósito de tornar a cultura acessível a todos, a Full House tem sido uma fonte de apoio para uma ampla gama de projetos culturais por meio de parcerias estratégicas. “Nosso objetivo é promover a cultura de forma inclusiva, utilizando a criatividade como um elemento chave para a expansão do conhecimento e da apreciação cultural. Junte-se a nós nesta jornada rumo a um mundo mais rico em diversidade cultural e inclusão.”


