
A Prefeitura de Jacareí concluiu, nesta semana, mais uma edição do Programa Agente de Trânsito Mirim, com a formatura de 464 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Educação, busca conscientizar as crianças sobre segurança viária e cidadania.
Durante a cerimônia de encerramento, os estudantes fizeram um juramento, receberam o crachá de Agente de Trânsito Mirim e o diploma de conclusão, marcando o fim das atividades do primeiro semestre.
Criado em 2018, o programa já formou quase 5 mil agentes mirins em Jacareí. A proposta é transformar os alunos em multiplicadores de boas práticas no trânsito, levando os conhecimentos adquiridos para suas famílias e comunidades.
Ao longo do semestre, os estudantes participaram de atividades conduzidas por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana. As aulas abordaram temas como comportamento seguro de pedestres, diferentes meios de transporte, circulação de veículos de duas rodas e interpretação da sinalização de trânsito.
Além do conteúdo teórico, os alunos participaram de atividades práticas na minicidade do Parque dos Eucaliptos, onde vivenciaram situações do dia a dia atuando como pedestres e ciclistas.
Outra ação desenvolvida foi uma blitz educativa, em que as próprias crianças realizaram um checklist de segurança em veículos abordados, reforçando a importância dos cuidados no trânsito.
Nesta edição, participaram 464 estudantes de cinco escolas municipais:
A Prefeitura informou que novas unidades de ensino serão incluídas no programa no segundo semestre, ampliando o número de crianças atendidas e fortalecendo as ações de educação para um trânsito mais seguro em Jacareí.
COPA 2026 Jogo do Brasil: confira os horários de funcionamento dos serviços públicos na segunda-feira (29)
INVESTIMENTO Governo federal libera R$ 2,1 milhões para reforma da Santa Casa de Jacareí
CASTRAÇÃO Mutirão no Parque Meia-Lua é concluído com castração de mais de 300 cães e gatos 